capa do case study do setor da cerâmica
DescarbonizaçãoHelexia

Publicado a:
15/01/2024

Escrita:
Catarina Padrão

Case study: a paixão da cerâmica portuguesa em ser sustentável

A Helexia acaba de apresentar um case study sobre a descarbonização do setor cerâmico. O setor da cerâmica em Portugal é composto por mais de 1139 empresas.

A Helexia acaba de apresentar um case study sobre a descarbonização do setor cerâmico. O setor da cerâmica em Portugal é composto por mais de 1139 empresas, 18000 trabalhadores e destaca-se internacionalmente, sendo o 13º maior exportador mundial. Enfrentando concorrência da China, Itália e Espanha, diferencia-se por design, qualidade e sustentabilidade.


Descarregue o case study aqui.


Com um consumo energético muito intenso, e com o gás e eletricidade a representar uma parte significativa dos custos, a descarbonização é uma oportunidade para as empresas do setor se tornarem mais competitivas nos mercados onde operam.

Este setor em Portugal tem um enorme potencial para melhorar a competitividade através da descarbonização com a produção de energia limpa, eficiência energética, gestão de energia e mobilidade elétrica. Sendo um setor fortemente consumidor de energia devido às necessidades de grandes temperaturas nos seus processos produtivos, é difícil eletrificar a totalidade da produção.

Este é um dos grandes paradigmas do setor. A procura por soluções alternativas de produção de energia é um desafio e o hidrogénio verde tem-se apresentado como uma solução possível, mas ainda com caminho por fazer.

No imediato, a produção de energia solar para autoconsumo tem sido a opção para responder, em parte, às necessidades energéticas. Como vemos neste case study, muitas empresas já estão a dar este passo, mas ainda há muito por fazer, tanto na produção de energia como na adoção de medidas de eficiência energética.

O setor da cerâmica teve, em 2021, um autoconsumo de eletricidade abaixo de 0.9%, de acordo com dados oficiais, quando o potencial global é da ordem dos 13%, segundo um estudo publicado pela Helexia. Atingir um autoconsumo de cerca de 20%, com a implementação de uma solução de autoconsumo solar, vai permitir a qualquer empresa neste setor, beneficiar de um custo de eletricidade competitivo e de aumentar a sua independência energética da rede.

Adicionalmente, implementar medidas de eficiência energética vai permitir otimizar o consumo energético e, consequentemente, diminuir os custos com a energia.

Como a Helexia está a contribuir para a descarbonização do setor da cerâmica?

A Helexia já está a contribuir para esta transição energética, apoiando oito grandes empresas do setor da cerâmica em Portugal, contribuindo para a descarbonização do setor.

Os projetos de autoconsumo solar da Helexia já geraram 21 GWh de energia limpa, evitaram 9800 toneladas de CO2.

O estudo inclui ainda uma entrevista a Paulo Almeida, do conselho de administração da Primus Ceramics e o caso da Dominó Cerâmicas que, para além da implementação de uma central fotovoltaica de autoconsumo, implementou medidas de eficiência energética com os e+jackets.

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