Paulo Almeida Primus ceramics
DescarbonizaçãoEntrevistaHelexia

Publicado a:
09/01/2024

Escrita:
Vanessa Trindade

Primus Ceramics – O compromisso ambiental

Numa era em que a sustentabilidade se torna cada vez mais importante, a indústria cerâmica enfrenta o desafio de conciliar eficiência produtiva e a responsabilidade ambiental. Neste contexto, a Primus Ceramics destaca-se como um exemplo.

Numa era em que a sustentabilidade se torna cada vez mais importante, a indústria cerâmica enfrenta o desafio de conciliar eficiência produtiva e a responsabilidade ambiental. Neste contexto, a Primus Ceramics destaca-se como um exemplo ao adotar medidas significativas para reduzir o consumo de energia, minimizar o uso de água, gerir resíduos de forma inovadora e combater o desperdício de embalagens.

Estivemos à conversa com Paulo Almeida, assessor do conselho de administração da Primus Ceramics que nos deu uma visão abrangente das práticas sustentáveis implementadas, revelando não apenas um compromisso com a excelência na produção, mas também uma forte responsabilidade ambiental que molda o presente e o futuro da empresa.

Quais as medidas que aplicam para reduzir o consumo de energia durante o processo de fabrico?

A Primus Ceramics tem implementado medidas significativas para reduzir o consumo de energia durante seus processos de fabricação. Essas iniciativas estão alinhadas a duas abordagens distintas. A primeira delas envolve modificações nos equipamentos, visando aumentar a eficiência energética. Isso inclui a recuperação de ar quente dos fornos para injetar nos secadores, a aquisição de queimadores de alta eficiência, o aumento da Unidade de Produção de Energia (UPAC) para maior autonomia em energia renovável, a reconstrução das zonas de cozedura dos fornos para minimizar as perdas térmicas, e o investimento na alteração de secadores para operar em modo híbrido.

Adicionalmente, a empresa adotou medidas como a substituição de compressores por modelos com variação de velocidade, a troca de toda a iluminação por LED, a introdução de empilhadores elétricos e o aumento da frota automóvel com veículos elétricos. A monitorização contínua da rede de ar comprimido e a aquisição de equipamentos com menor consumo também fazem parte dessas iniciativas.

A segunda abordagem da Primus Ceramics concentra-se em alterações nos processos de fabricação para aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar o consumo energético. Isso inclui a alteração de ferramentas de prensagem para maximizar a produção de peças, a enforna direta sem estoque intermediário em vagonas para estabilizar o fluxo entre a prensa e a entrada do forno, a modificação da saída dos fornos para otimizar o fluxo de saída, e pequenos ajustes na espessura do formato mais representativo para reduzir a massa e, assim, diminuir os ciclos de cozedura, melhorando a eficiência energética de maneira integrada.


A Primus Ceramics tem implementado medidas significativas para reduzir o consumo de energia durante seus processos de fabricação.

Paulo Almeida, assessor do conselho de administração da Primus Ceramics

De que forma reduzem o uso de água nos processos de produção?

A Primus Ceramics reutiliza a 100% a água usada no seu processo produtivo, por via do seu tratamento em ETAR.

Que medidas aplicam para minimizar os resíduos gerados durante a produção?

Os resíduos de caco, cru pó e lamas são enviados para reincorporação novamente nas matérias-primas fornecidas à indústria cerâmica. Já os resíduos de caco cozido são encaminhados para um operador que os utiliza para a produção de Tout venant;

No fundo com a desclassificação de alguns resíduos (caco cozido, pó e caco cru) em sub-produto (material a ser utilizado como matérias-primas em outras empresas), melhoramos significativamente a circularidade na nossa empresa;

Para terminar desenvolvemos um sistema de recuperação de pó atomizados que estimamos representar cerca de 3% do pó atomizado consumido, sendo o mesmo incorporado de forma imediata no pó que alimenta as nossas prensas.

Implementam alguma medida para minimizar o desperdício de embalagens?

A empresa adota várias medidas para minimizar o desperdício de embalagens. Isso inclui a impressão direta de informações nas caixas, eliminando a necessidade de adicionar etiquetas extras. Além disso, atribuem um valor de tara às paletes, permitindo a devolução pelos clientes e a subsequente reutilização, destacando-se como pioneiros nesse setor. A prática de reutilização das embalagens de cartão durante os processos de reembalagem também é uma estratégia adotada. Adicionalmente, a empresa utiliza paletes de menor dimensão para envios de pequenas quantidades de produto acabado, contribuindo para a redução do desperdício de material de embalagem. 

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top