Luis Pinho em entrevista ao expresso sobre as fotovoltaicas em portugal
NotíciasHelexia

Publicado a:
03/04/2023

Escrita:
Vanessa Trindade

Março com novo recorde no uso das fotovoltaicas no país

Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal conversou com o Expresso onde falou do crescimento e dos novos recordes da produção de energia solar, o contributo da Helexia, e dos motivos desta procura.

Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal conversou com o Expresso onde falou do crescimento e dos novos recordes da produção de energia solar, o contributo da Helexia, e dos motivos desta procura.

A energia solar em Portugal já abastece cerca de 7% das necessidades de eletricidade do país e o equivalente ao consumo anual de um milhão de famílias. Em março houve novo recorde no uso das fotovoltaicas no país. Dados da REN – Redes Energéticas Nacionais mostram que em março a produção de energia em Portugal aumentou 80% em termos homólogos. Prevê-se um aumento deste contributo da energia solar para a produção energética do país à medida que, durante os próximos meses, vão entrando em operação as diversas centrais solares de autoconsumo instaladas.

Para Luis Pinho foi claro o motivo da procura: “As empresas têm hoje muito apetite pelo autoconsumo, porque os preços da energia colocaram em risco a sustentabilidade dessas mesmas empresas”. E continua: “Estimámos instalar 15 MWp em 2022, mas instalámos 20 MWp”, salientando que em 2022, para a Helexia, “a dificuldade foi gerir o volume de trabalho”.

A energia solar está assim a colocar-se como pilar central na descarbonização do país.

O contributo da Helexia para o desenvolvimento fotovoltaico em 2023

Para o corrente ano, a perspetiva da Helexia em Portugal é concretizar a carteira de encomendas, com cerca de 80 projetos, e instalar 52 MW. Entre os clientes com os quais a empresa está a trabalhar contam-se a Auchan, o grupo Amorim, a Super Bock e a Leroy Merlin, entre outros. As empresas no país estão cada vez mais sensíveis às suas faturas energéticas, e à possibilidade de as reduzirem produzindo localmente, com as UPAC, uma parte da eletricidade de que necessitam.

Leia o artigo na integra aqui:

Energia solar já produz o equivalente ao consumo elétrico de mais de um milhão de famílias – Expresso

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top