certificação breeam
DescarbonizaçãoHelexia

Publicado a:
05/02/2024

Escrita:
João Guerra

Certificação BREEAM: mitigar o greenwashing com sustentabilidade autêntica

A certificação BREEAM é reconhecida internacionalmente e é uma das principais ferramentas utilizadas por arquitetos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios.

O Parlamento e o Conselho Europeu assumiram recentemente um acordo de princípio sobre a adoção de novas medidas para combater práticas comerciais enganosas e garantir ao consumidor informação fiável. Estas medidas fazem parte de um quadro regulatório mais vasto, integrado na estratégia europeia para a sustentabilidade, que vai ditar a nova forma como as empresas vão passar a relacionar-se em termos de mercado.

A certificação desempenha um papel fundamental no combate ao “greenwashing” ao estabelecer padrões claros e a proporcionar transparência através de processos independentes de auditoria. As certificações são concedidas por organizações respeitáveis, através um processo rigoroso de verificação. Desta forma uma certificação oferece uma garantia de que os produtos ou práticas certificadas atendem a certos padrões de rigor.

Quando falamos de edifícios e desempenho ambiental, uma certificação muito conceituada e respeitada é a certificação BREEAM ((Building Research Establishment Environmental Assessment Method).

O BREEAM avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, como energia, água, materiais, resíduos, saúde e bem-estar, transporte, uso do solo e ambiente. O objetivo é promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios ao longo de seu ciclo de vida, desde o planeamento até à construção, operação e manutenção.

Certificação BREEAM: mitigar o greenwashing

A certificação BREEAM é reconhecida internacionalmente e é uma das principais ferramentas utilizadas por arquitetos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios para demonstrar o compromisso com a construção sustentável e responder a requisitos de regulamentação ambiental, num mercado cada vez mais exigente.

Os edifícios são avaliados em uma escala de desempenho que varia de “Não Classificado” a “Pass”, “Good”, “Very Good”, “Excellent” e “Outstanding”, dependendo do nível de conformidade com os critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo BREEAM.

A Leroy Merlin é uma das empresas em Portugal que está a certificar as suas lojas. A Leroy Merlin em conjunto com a Helexia está a implementar o processo de certificação BREEAM em 13 lojas.

Este compromisso da Leroy Merlin com a certificação BREEAM contribui para reforçar a sua imagem sustentável, reduz custos operacionais e aumenta o valor dos seus imóveis.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top