voos: neutros em emissões
DescarbonizaçãoNotícias

Publicado a:
06/02/2024

Escrita:
João Guerra

Até 2050, todos os voos, vão ser neutros em emissões de CO2

A descarbonização do setor da aviação é crucial para mitigar os efeitos das alterações climáticas, cumprir compromissos internacionais e responder à pressão da opinião pública.

A indústria aeronáutica abraçou o objetivo de ser Net Zero até 2050. A aviação é atualmente responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de CO2, e se nada for feito, até meados do século XXI,  as emissões de gases com efeito estufa da aviação pode aumentar em mais de 300% em relação aos níveis de 2005.

Tornar o combustível da aviação mais sustentável

Os combustíveis sustentáveis para a aviação, designados pela sigla SAF (Sustainable Aviation Fuels),  podem reduzir as emissões em até 80%, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Os SAF podem ser produzidos a partir de várias fontes, que vão desde resíduos agrícolas até carbono capturado do ar e são totalmente compatíveis com os aviões e infraestrutura de abastecimento existentes. No entanto, os altos custos de produção e a cadeia de distribuição limitada têm retardado sua adoção. Estima-se que atualmente os SAFs ainda representem menos de 0,1% de todo o combustível da aviação atualmente utilizado.

Os voos, vão ser neutros em emissões de CO2

A IATA estima que os SAF podem representar cerca de 65% da redução de emissões necessária pela aviação para atingir emissões líquidas zero até 2050. Mas isso exige um aumento massivo na produção para responder à procura.

A maior aceleração é esperada na década de 2030, à medida que o apoio político se torna global, e os SAF se tornam mais competitivos.

A IATA afirma que a indústria não será capaz de eliminar completamente as emissões na fonte e precisará mitigar o restante usando uma variedade de mecanismos de compensação.

O setor da aviação está fortemente comprometido com avanços em tecnologia e infraestrutura para continuar a reduzir as suas emissões de carbono.

A descarbonização do setor da aviação é crucial para mitigar os efeitos das alterações climáticas, cumprir compromissos internacionais e responder à pressão da opinião pública.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top