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Publicado a:
20/11/2023

Escrita:
Vanessa Trindade

Retalho 3.0: o que podemos esperar no futuro das compras?

O futuro do retalho será marcado por uma combinação de inovação tecnológica, foco na experiência do cliente, modelos de negócios flexíveis e um compromisso crescente com as práticas sustentáveis.

Como é que será o futuro deste setor? O dscarb esteve no InRetail Congress e trouxe a resposta a esta pergunta e algumas tendências que podemos antecipar. O futuro do retalho será marcado por uma combinação de inovação tecnológica, foco na experiência do cliente, modelos de negócios flexíveis e um compromisso crescente com as práticas sustentáveis.

Inteligência Artificial vai otimizar a produtividade e gestão de stocks

A Inteligência Artificial vai desempenhar um papel essencial no retalho em três pilares: produtividade, gestão de stocks e atualização de preços. Através da monotorização robótica das lojas, os sistemas de IA vão poder analisar dados em tempo real, padrões sazonais e históricos de vendas, possibilitando previsões mais precisas da procura. Essa capacidade preditiva permitirá aos retalhistas antecipar variações na procura, evitando excessos ou escassez de produtos.

Por outro lado, esta automação vai otimizar também os processos logísticos, desde a gestão de inventário até a reposição, ajustando automaticamente os níveis de stock e minimizando custos operacionais. Essa abordagem proativa garantirá que os produtos certos estão disponíveis no momento certo, reduzindo desperdícios e maximizando a eficiência.

Além disso, a IA facilitará a identificação de produtos com baixo desempenho, permitindo uma gestão de stocks mais dinâmica e adaptável às preferências do consumidor. A integração de sensores IoT (Internet das Coisas) e algoritmos também vai permitir uma visibilidade em tempo real da cadeia de abastecimento, melhorando a rastreabilidade, validade e segurança dos produtos. Também a atualização e ajuste de preços pode ser feita de forma automática com a IA.

O consumidor de hoje espera que a loja física seja muito mais do que um espaço comercial, ele procura uma experiência

A pandemia trouxe consigo a consolidação do comércio eletrónico e, hoje em dia, já todos compramos através da Internet. Mas este fator trouxe consigo também a necessidade de redefinir o propósito das lojas físicas.

No futuro, as lojas deixarão de ser simples pontos de venda e vão transformar-se em espaços de experiência sensorial. Os retalhistas estão a começar a criar ambientes únicos, envolventes, onde os consumidores possam experimentar os produtos antes de comprar, participar de eventos exclusivos e interagir com a marca de maneiras únicas.

Boeing 747 transformado em loja da Coach na Cidade de Malaca, para uma experiência única para os consumidores da marca de malas de luxo.

A tecnologia também irá desempenhar um papel crucial na criação destas experiências, com realidade aumentada, realidade virtual e IoT (Internet das Coisas) moldando uma nova era das lojas físicas.

Spar em Budapest, é uma referência arquitetónica na cidade e foi desenhada pela Lab5 Architects. Toda a loja foi pensada para proporcionar um ambiente intimista, com conforto e espaço, de forma a fazer ressaltar os sentidos através da apresentação dos produtos.

A revolução nos métodos de pagamento

A evolução dos métodos de pagamento é uma constante no retalho e no futuro próximo não será exceção. Veremos a adoção de tecnologias de pagamento por reconhecimento facial e vocal, utilização de criptomoedas e carteiras digitais. A conveniência e a segurança serão as prioridades.

Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois)

A modalidade “Buy Now, Pay Later” (BNPL) ganhará ainda mais destaque, proporcionando aos consumidores flexibilidade financeira.

Esta abordagem permite que os clientes adquiram produtos imediatamente e paguem em duas ou três prestações, muitas vezes sem juros. Os retalhistas que incorporaram este modelo nas suas operações referem que não só atraíram mais clientes, como os fidelizaram.

A Klarna é um dos operadores em Portugal a oferecer este modelo aos retalhistas e permite ao consumidor final pagar em 3 vezes sem juros. Os números surpreendentes dos clientes retalhistas da Klarna são: 12% de aumento em vendas e 45% de aumento do valor médio por encomenda.

O crescimento das assinaturas no retalho

Os modelos de subscrição também se consolidaram com a pandemia e atualmente estão a tornar-se omnipresentes no retalho. Desde de assinatura de caixas de produtos (fruta e legumes) até programas de fidelidade premium, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar por experiências contínuas e personalizadas. Essa tendência reforça a importância de construir relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo benefícios exclusivos e produtos adaptados às suas necessidades únicas.

As subscrições de entregas, de seguros, de ofertas de edição limitada ou personalizada são alguns dos modelos em crescimento.

A emergente oferta para pets

FEDIAF, European Facts & Figures de 2021, em Portugal existem 2.105.000 cães e 1.510.000 gatos. Cerca de 39% dos lares portugueses têm pelo menos um cão e 32% têm pelo menos um gato. Estima-se que este crescimento seja de mais de 50% nos 5 anos.

É portanto natural que os nossos pets conquistaram um espaço significativo nos lineares do retalho. Espaços pet friendly, aumento e variedade da oferta, lojas especializadas, o grooming e os serviços de luxo, seguros de saúde, serviços de assinatura para animais de estimação e produtos personalizados são algumas das formas pelas quais o setor já se está a adaptar a este mercado crescente.

A sustentabilidade como diferencial competitivo

A sustentabilidade não é mais apenas uma tendência, mas uma necessidade imperativa. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental nas suas escolhas de compra.

No futuro do retalho, a sustentabilidade será um diferencial competitivo crucial. A adoção de práticas de circularidade e reparação, a adoção de medidas de eficiência energética e a produção de energia para autoconsumo acompanham também as tendências criação de locais de trabalho mais amigos dos colaboradores e a pensarem no seu conforto.

Evidente caso deste caminho é a Leroy Merlin, que inclusivamente ganhou o prémio de transição da revista distribuição, atribuído no evento do InRetail Congress.

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