Durante o verão de 2018, o sol brilhou sobre a primeira central fotovoltaica instalada na loja de Loulé da LEROY MERLIN. Um mês depois, o mesmo aconteceu em Portimão. Desde o primeiro projeto realizado em conjunto esta relação tem sido marcada pelo compromisso e dedicação das empresas em trabalhar rumo a um objetivo comum: a sustentabilidade e a descarbonização.
Neste dia Mundial do Ambiente, a LEROY MERLIN e a Helexia, comemoram 5 anos de relação com a publicação de um case Study que reflete todo o trabalho realizado. São 4 os eixos de atuação desta parceria: Autoconsumo de Energia Limpa, Eficiência Energética, Mobilidade Elétrica e a Certificação BREEAM. Esta estratégia tem contribuído para afirmar a LEROY MERLIN como uma organização comprometida com a sustentabilidade em Portugal.
Este trabalho conjunto permitiu atingir vários objetivos e ter impacto tanto ao nível económico como ao nível ambiental: A energia limpa produzida, conduziu a uma poupança de 350.000€ na fatura energética da LEROY MERLIN; A potencia instalada cobre 42% das necessidades energéticas das 9 lojas onde estão instaladas centrais fotovoltaicas; A implementação de medidas de eficiência energética corresponderam a poupanças na ordem dos 36% de redução económica na componente de iluminação; Está a caminhar-se para a valorização dos imóveis próprios com 9 certificações BREEAM em curso; e a disponibilização de soluções de mobilidade elétrica em 7 lojas permitem acomodar clientes e colaboradores que já usam carro elétrico. Todo este esforço permitiu evitar mais de 5000 ton de gases com efeito de estufa.
Produção de energia para autoconsumo
Relativamente ao autoconsumo de energia limpa, foram instalados mais de 10.540 painéis solares em 9 lojas da LEROY MERLIN em Portugal. Isso corresponde a uma capacidade de energia instalada de 2,77 MW, com uma produção de 10 GWh e evitando a emissão de 5000 toneladas de CO2. Ainda este ano, mais duas lojas irão começar a produzir sua própria energia, aumentando a capacidade instalada para 3,52 MWp. Essa sinergia permite preços de energia estáveis ao longo do tempo, com valores mais competitivos.
Como a LEROY MERLIN está mais eficiente energéticamente
Para complementar essa trajetória, foram implementadas diversas ações de eficiência energética, visando otimizar o consumo e evitar o desperdício de energia. Nesse sentido, a LEROY MERLIN já realizou com a parceria da Helexia: o processo de Relighting em três lojas, conduziu auditorias energéticas, promoveu a clusterização de lojas e desenvolveu e implementou um Manual de Boas Práticas. Essas iniciativas têm contribuído para maximizar a eficiência energética e reduzir o consumo desnecessário de energia.
A mobilidade elétrica na LEROY MERLIN
A Mobilidade Elétrica é de extrema importância para clientes, visitantes e parceiros, e a LEROY MERLIN está comprometida com essa causa. Atualmente, a empresa disponibiliza sete carregadores normais (duplos) e outros sete carregadores rápidos, distribuídos estrategicamente pelas suas lojas em Setúbal, Aveiro, Leiria, Matosinhos, Sintra, Albufeira e Funchal. Esse esforço no sentido da mobilidade elétrica possibilita o carregamento simultâneo de 21 veículos elétricos, proporcionando uma infraestrutura conveniente e acessível para aqueles que optam por veículos mais sustentáveis.
Certificação Breeam dos edifícios da LEROY MERLIN
O BREEAM é um conjunto de diretrizes internacionalmente reconhecido para avaliação e certificação ambiental aplicado a edifícios. Essa distinção desempenha um papel fundamental na avaliação do desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, abrangendo o uso de energia, água, materiais, resíduos, poluição e outros aspetos relevantes. A certificação em curso é de suma importância, pois comprova a sustentabilidade das propriedades e o compromisso da LEROY MERLIN com o meio ambiente. Ao adotar o BREEAM, a empresa demonstra seu comprometimento em construir e manter edifícios ecologicamente responsáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Tudo isto foi possível com o investimento da Helexia que apoiou a LEROY MERLIN com um investimento de 3M€, permitindo que esta canalize o seu capital para investimentos estratégicos na expansão do seu negócio.