limpeza de praia ISCAL
Boas Ideias

Publicado a:
04/05/2023

Escrita:
Vanessa Trindade

ISCAL, ESTSEL E UNESC unem-se pela limpeza das praias

O ISCAL, a ESTSEL e a UNESC voltam a unir-se para mais uma ação de limpeza de praias, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a poluição marinha.

O ISCAL, a ESTSEL e a UNESC voltam a unir-se para mais uma ação de limpeza de praias, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a poluição marinha. O evento vai decorrer já no próximo sábado, dia 6 de maio, na Praia de Algés. O ponto de encontro será em frente ao restaurante “La Siesta”, em Algés, pelas 10h.

Esta iniciativa é promovida pelo grupo Eco-Escolas em conjunto com o grupo de alunos e professores dos cursos de graduação em Biologia, Administração e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconómico da UNESC, que também irá realizar uma limpeza na Praia do Rincão, no mesmo dia pelas 9h no Brasil. 

O ISCAL convida toda a comunidade a juntar-se ao programa: INSCRIÇÕES AQUI.

Porque é que os microplásticos e os plásticos são tão perigosos para a fauna e flora marinha?Os mares e oceanos estão muito poluídos com plástico. No Oceano Pacífico encontra-se a chamada Grande Ilha de Plástico com um tamanho estimado de 700.000 km² – uma área superior à da Península Ibérica. Já os microplásticos, sendo tão difíceis de detetar, são também difíceis de evitar – especialmente pelos animais marinhos que os consomem por acidente ou por os confundirem com alimento. Os microplásticos são fragmentos plásticos com dimensões de 5 mm ou menos (de acordo com a Agência Europeia das Substâncias Químicas).

A comunidade ISCALina está, mais uma vez, unida pela causa do ambiente. Mais do que uma atividade da Plano de Ação do Programa Eco-Escolas, a Limpeza de Praia 2023 (inserida na ação “Amar o Mar”), pelo seu segundo ano consecutivo, representa o nosso esforço em duas vertentes: construirmos sinergias com os nossos pares (inter)nacionais (ESTSEL/UNESC) e sermos mais ativos na responsabilidade social em matérias ambientais. Somos uma Eco-Escola!

Refere Margarida Piteira, Professora do ISCAL e Coordenadora do Programa Eco-Escolas (ISCAL)

Na limpeza, vai-se proceder à recolha e separação dos mais diferentes formatos de lixos, desde o micro plástico ao plástico de maiores dimensões, e a outros materiais, nomeadamente: tampinhas, cotonetes, material de pesca, esferovite, embalagens, sacos, copos, palhinhas, canetas e tubinhos para os mais variados usos. Vão se encontrar também caricas, beatas, pauzinhos de gelado, vidro, isqueiros, cortiça, lápis, pedacinhos de tecido, seringas, luvas, toalhitas, assim como todo o tipo de papel, bem como pedaços de corda e fibras, etc.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top