Em Portugal, atualmente, para além do certificado energético obrigatório, existem outras formas de certificação mais completas para imóveis que, para além da avaliação do desempenho energético, procuram avaliar a sustentabilidade de um edifício sob vários prismas, a Certificação BREEAM é uma dessas certificações.
A Certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, como energia, água, materiais, resíduos, saúde e bem-estar, transporte, uso do solo e ambiente. O objetivo é promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida, desde o planeamento até à construção, operação e manutenção. É uma das principais ferramentas utilizadas por arquitetos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.
Segundo um estudo da Cushman & Wakefield, a nível nacional existem cada vez mais empresas a apostar neste tipo de certificações sustentáveis, mas os BREEAM são os que têm maior expressão, com cerca de 117 edifícios certificados, dos quais 90% relativos a edifícios em uso e quase metade alusivos ao setor do retalho. Tendo como base estes valores, a LEROY MERLIN irá representar mais de 20% das certificações relativas ao retalho em Portugal.
Embora não seja uma certificação obrigatória, a LEROY MERLIN decidiu implementá-la, com a ajuda da Helexia em 13 lojas da marca. Atualmente, já existem sete lojas certificadas: Leiria, Albufeira, Loulé, Braga, Funchal, Alta de Lisboa e Setúbal; duas lojas com processo de certificação a decorrer: Aveiro, Sintra; e mais quatro lojas cujo processo está prestes a iniciar-se: Gaia, Matosinhos, Alfragide e Gondomar. Nas lojas de Albufeira e Funchal, a Helexia trabalhou em conjunto com a Cushman & Wakefield que atuou como assessora na realização destas certificações.
Sobre o apoio da Helexia a esta certificação, Marta Jordão, Business Line Manager de Energy Services da Helexia, declara “Na Helexia apoiamos todas as empresas no caminho para a descarbonização, o que inclui, também, este tipo de certificações. Analisamos todos os parâmetros passíveis de melhoria e trabalhamos lado a lado com as empresas para implementar o projeto personalizado que elaboramos, assegurando assim que atinjam a certificação desejada. Com esta certificação, a LEROY MERLIN reforça o seu posicionamento enquanto loja de retalho preocupada com a sua pegada ecológica.”
Quanto à parceria com a Helexia, Edgar Malato, Responsável de Projetos Técnicos, Manutenção e Segurança da LEROY MERLIN Portugal, afirma “Na LEROY MERLIN, acreditamos firmemente que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao nosso compromisso para com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Esta parceria com a Helexia, não só permite-nos atingir as metas ambientais que nos propusemos a cumprir, como também fortalece a nossa posição enquanto lojas de retalho comprometidas com um futuro mais verde e sustentável, ajudando-nos na diferenciação com os nossos principais concorrentes.”
Este compromisso com a sustentabilidade não beneficia apenas o ambiente, mas também contribui para o posicionamento e sucesso a longo prazo da LEROY MERLIN no mercado português.