Helexia, que faz parte do grupo Voltalia (Euronext Paris), e um player internacional na transição energética, anunciam acordo da primeira parcela de um financiamento transversal europeu de 90 milhões de euros.
Desde 2010 que a Helexia ajuda as empresas a descarbonizar, contribuindo para a construção de uma economia de baixo carbono. A Helexia está presente em 9 mercados, incluindo Brasil e a visão integrada de energia ajuda os clientes a otimizar consumos energéticos, reduzindo a fatura de energia e o impacto no planeta.
Após a aquisição pela Voltalia em setembro de 2019, a Helexia triplicou a sua capacidade instalada e aumentou em oito vezes o seu portfólio de contratos fotovoltaicos de longo prazo. Este financiamento de longo prazo é uma ferramenta importante para apoiar mais clientes em mais mercados.
Hoje, a Helexia confirma a solidez do seu modelo de negócios ao estabelecer este pacote de financiamento inovador
- Este financiamento vem alavancar um portfólio de 350 projetos fotovoltaicos em operação e carports solares localizados em quatro países europeus.
- A Helexia terá a possibilidade de adicionar novos projetos ao âmbito de financiamento, à medida que forem comissionados. Isso permitirá à Helexia financiar seu crescimento em França, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Polónia, Hungria e Roménia, e apoiará a competitividade das suas ofertas comerciais.
- Os ativos envolvidos neste financiamento são baseados numa combinação de estruturas contratuais e riscos partilhados, incluindo PPAs (Acordos de Compra de Energia) apoiados pelo Estado, estruturas de autoconsumo com ou sem injeção de produção excedente na rede, e contratos de desempenho energético.
- Esse financiamento evidencia a capacidade das equipas da Helexia em promover a inovação, com o objetivo de apoiar os seus clientes na transição energética.
- Este financiamento é liderado pelo La Banque Postale e o BPI France, reforçando a histórica relação com esses dois parceiros.
“Estamos orgulhosos de ter concluído este financiamento para um portfólio multi-cliente e multinacional de ativos fotovoltaicos e de desempenho energético“, afirma Adrien Delion, Diretor Financeiro, Estratégia e Digital da Helexia.
“Esse financiamento fornece uma base sólida para o crescimento futuro da Helexia na Europa”, acrescenta Benjamin Simonis, CEO da Helexia.