empregos verdes
Opinião

Publicado a:
27/02/2024

Escrita:
Vanessa Trindade

Empregos verdes disparam

A transição para uma economia mais sustentável tem impulsionado a procura por empregos em todo o mundo.

Em Portugal, assim como noutros países, as empresas estão cada vez mais focadas em recrutar profissionais com competências nas várias áreas que representam a sustentabilidade. De acordo com dados do ManpowerGroup de 2023, 65% dos empregadores em Portugal já estão envolvidos neste tipo de processos de seleção ou planeiam estar.

Setores como a produção de energia, a construção e a produção automóvel estão a impulsionar a procura, conforme apontado pelo Green Jobs Report.

Empregos verdes: Os desafios entre a procura e a oferta

Apesar do crescente interesse por empregos verdes, a falta de recursos humanos com as competências necessárias é uma preocupação destacada por profissionais do setor. Luís Pinho, country director da Helexia, enfatiza que essa escassez é um desafio não apenas em Portugal, mas em todos os países onde a sua empresa atua. A falta de mão de obra especializada, tanto em engenharia quanto em montagem, tem sido um obstáculo significativo em toda a cadeia de valor.

Segundo o relatório “Bridging the Great Green Divide” da OCDE as ofertas de emprego para funções relacionadas com a sustentabilidade aumentaram significativamente desde o início da pandemia, com os salários nessa área a subirem 20% acima da média de outros setores. No entanto, especificidade de requisitos destes empregos e a falta de capacitação da oferta existente, tem produzido um desfasamento preocupante, em especial se queremos atingir as metas europeias.

Em Portugal, mais de 90% das empresas enfrentam dificuldades para encontrar o talento necessário para implementar estratégias ESG (Environmental, Social and Governance).

Apesar do aumento da procura nestes empregos, as desigualdades persistem. A participação das mulheres nas áreas relacionadas com a sustentabilidade ainda é sub-representada, correspondendo apenas a 32% dos profissionais neste setor em Portugal.

Profissões em alta na Economia Verde

O mercado de trabalho está de facto em evolução, e as profissões verdes que vão estar em alta no futuro são a ecologia, biologia, gestão de sustentabilidade, jurídico para a sustentabilidade, green tech, consultoria de energia, especialidades em saúde no trabalho, engenharia florestal, engenharia de energia renovável e ecoconstrução.

A crescente procura por este tipo de perfis reflete a urgência da transição para uma economia mais sustentável e o desfasamento entre a oferta e a procura é crítico. Resolver este problema de escassez pode passar por iniciativas empresariais de capacitação dos seus trabalhadores para novas funções, acompanhadas de um programa de promoção académica para estes setores.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top