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Publicado a:
30/10/2024

Escrita:
Catarina Padrão

Corticeira Amorim: A Integração de ESG e Finanças para um Futuro Sustentável

Nesta entrevista, Cristina Rios de Amorim, acionista, administradora e presidente do Grupo Amorim, partilha como a interligação entre os planos de ação ESG e os investimentos tem sido fundamental para identificar oportunidades e garantir uma gestão estratégica que potencializa os impactos positivos da empresa.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais premente no mundo empresarial, e a Corticeira Amorim é um exemplo claro de como a integração de critérios ambientais, sociais e de ESG com a estratégia financeira pode criar valor sustentável a longo prazo. A colaboração com a Helexia, especializada em energias renováveis, tem sido um passo significativo nessa jornada, permitindo à empresa não apenas otimizar os seus processos produtivos, mas também reduzir a sua pegada ambiental de forma mensurável.

Nesta entrevista, Cristina Rios de Amorim, CFO e responsável pelo pelouro da sustentabilidade do Grupo Amorim, partilha como a interligação entre os planos de ação ESG e os investimentos tem sido fundamental para identificar oportunidades e garantir uma gestão estratégica que potencializa os impactos positivos da empresa, alinhando-os às necessidades dos consumidores exigentes de hoje.

Tipicamente nas empresas, as áreas de ESG estão ligadas à área financeira. Como é que essa integração pode facilitar a criação de valor sustentável a longo prazo?

A integração dos planos de ação ESG com o plano de investimentos e a medição precisa dos progressos são fundamentais para a implementação das iniciativas previstas na estratégia de sustentabilidade. Esta abordagem permite-nos monitorizar e avaliar continuamente o impacto das nossas iniciativas de ESG , com o mesmo rigor com que avaliamos as métricas financeiras, garantindo que estamos a tomar decisões informadas e relevantes para o propósito definido. Além disso, garante o alinhamento dos objetivos financeiros com as metas de sustentabilidade.

Ao interligar os planos de ação de ESG com o plano de investimento, conseguimos identificar oportunidades de eficiência, reduzir riscos e otimizar os impactos positivos das nossas operações. Esta integração promove uma gestão holística e estratégica, permitindo-nos tomar decisões mais conscientes, ágeis e inovadoras para minimizar impactos negativos e potenciar o aproveitamento de oportunidades.

Existe reconhecimento por parte das empresas que a aposta em critérios ESG a médio e longo prazo pode reduzir custos e minimizar impactos negativos? Quais foram os principais mecanismos que permitiram acelerar esta mudança cultural dentro da vossa organização?\

Sim, há um reconhecimento crescente de que a  adoção de critérios ESG a médio e longo prazo pode, efetivamente, reduzir custos, determinar oportunidades e minimizar impactos negativos. A atividade da Corticeira Amorim, desde sempre ligada ao uso de uma matéria-prima natural, a cortiça, desenvolveu-se, desde sempre, sob o princípio do respeito pela Natureza e pelas Pessoas.

Atualmente, a Corticeira Amorim fomenta ativamente os compromissos de ética e de responsabilidade ambiental, social e económica em toda a sua atividade e cadeia de valor, encorajando, o uso de recursos de forma responsável, a aplicação de práticas que vão desde a promoção de uma gestão florestal responsável, à economia circular, a redução de resíduos e da quantidade de matérias‑primas utilizadas, a minimização das embalagens e a escolha preferencial de materiais reciclados, recicláveis e/ou compostáveis. A Empresa adota um modelo de negócio verticalizado que integra todas as fases da produção, desde a compra de matéria‑prima, passando pela logística de entrada e distribuição (transportes) até às operações, reciclagem e comercialização de diversos produtos com base em cortiça. Adicionalmente, fruto da consciência da necessidade urgente de intervenção nos montados de sobro, a Empresa contempla ainda uma área agroflorestal, investindo diretamente na promoção do sobreiro.

Ao longo dos anos, implementámos várias ações para robustecer esta cultura. Entre elas, destacam-se a formação contínua dos colaboradores e colaboradoras sobre a importância dos critérios ESG, a integração de metas de sustentabilidade nos planos de desempenho e a criação de comités específicos para monitorizar e reportar os progressos. Além disso, investimos em tecnologias e processos que aumentam a eficiência energética e reduzem a pegada ambiental, como a utilização de energia renovável e a gestão sustentável das florestas.

Sentem que a vossa aposta em critérios ESG é importante na atração e retenção de clientes mais exigentes, que priorizam produtos e serviços com menor impacto ambiental?

Sem dúvida,  o nosso compromisso com critérios ESG tem sido crucial para atrair e reter clientes exigentes, que procuram e valorizam produtos e serviços com menor impacto ambiental e grande consciência social. Os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais e procuram marcas que partilham esses valores. Ao demonstrar o nosso compromisso e, sobretudo, o nosso progresso com a sustentabilidade, através de práticas transparentes e responsáveis, conseguimos fortalecer a confiança dos clientes e reforçar a nossa posição no mercado, diferenciando-nos da concorrência.

Um exemplo concreto da nossa preocupação com o impacto ambiental dos nossos produtos é o trabalho desenvolvido na avaliação das pegadas de carbono dos principais produtos, focando nas diferentes fases do ciclo de vida, numa abordagem cradle to gate e/ou cradle to grave. Estas fases incluem atividades florestais, preparação da cortiça, transporte florestal, produção, acabamento e embalagem.

As análises de ciclo de vida completas podem incluir impactos como uso de recursos (esgotamento abiótico de combustíveis fósseis e minerais, esgotamento da água) e consequências ecológicas (acidificação, eutrofização, aquecimento global, destruição do ozónio, formação fotoquímica de ozónio). Os estudos relacionados com as pegadas de carbono incluem o impacto no aquecimento global. Estes estudos, abrangem produtos e soluções responsáveis por mais de 60% das vendas consolidadas da Corticeira Amorim.

Estes estudos fornecem informação relevante sobre a contribuição ambiental dos produtos de cortiça e oferecem aos cerca de 30 mil clientes nacionais e internacionais da Corticeira Amorim dados quantificáveis sobre como reduzir a pegada de carbono dos seus próprios produtos.

O alinhamento entre as nossas práticas ESG e as necessidades dos nossos clientes tem sido um fator decisivo na construção parcerias de longo prazo baseadas na confiança mútua e no compromisso partilhado com a sustentabilidade.

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