O estúdio de design Gomi, com sede em Brighton, lançou uma série de colunas Bluetooth portáteis que são um charme. A sua caixa é feita de plástico recapturado no mar e baterias de velhas bicicletas elétricas.
Batizadas de “Collection One”, estas “mini” obras de arte feitas à mão, têm como objetivo mostrar aos consumidores como a beleza pode vir dos resíduos e, estes foram capturados nas praias muito perto perto do atelier de design. Uma recolha de seis toneladas de resíduos plásticos, deram origem a este objeto de culto.
Sempre com edições limitadas a Gomi ronda os 380€
Gomi, como se faz uma coluna
O processo de criação desta coleção, passa por trabalhar em conjunto com empresas de reciclagem local e transformado o plástico recolhido na matéria-prima desejada.
As colunas existem em várias cores, cada uma inspirada numa obra de arte diferente e, por serem feitas à mão, as colunas apresentam detalhes exclusivos. “Pensamos na nossa estética como uma junção entre Dieter Rams e Picasso”, diz Tom Meades, cofundador e diretor de design da Gomi.
Outra das credenciais de sustentabilidade é que estas peças foram feitas para durar e permitir a reparação fácil dos componentes. As colunas são feitas num sistema modular, sem recurso à utilização de cola, permitindo que cada um dos 29 componentes seja reparado ou substituído individualmente.
Outros produtos Gomi
Nem só de colunas vive a Gomi. Carregadores wireless e powebanks são outros produtos que podemos adquirir sob o mesmo conceito. Todos fascinantes tanto pelo design, como pela funcionalidade. Impossível resistir-lhes.