relatório de sustentabilidade dos Coldplay
DescarbonizaçãoBoas IdeiasNotícias

Publicado a:
28/08/2023

Escrita:
João Guerra

COLDPLAY, uma banda sustentável

Os Coldplay lançaram o seu primeiro relatório de sustentabilidade e partilham resultados impressionantes relativamente à tour mundial “Music Of The Spheres”.

Os Coldplay lançaram o seu primeiro relatório de sustentabilidade e partilham resultados impressionantes relativamente à tour mundial “Music Of The Spheres”.

O relatório que pode ser consultado aqui, é visualmente impressionante, com excelente design e uma linguagem muito acessível. Além disso, o objetivo é muito claro: tornar a tour “Music of Our Spheres” o mais sustentável possível, com baixas emissões de carbono.

Existem 3 princípios fundamentais para sustentar este objetivo: reduzir, reinventar, restaurar.

A consciência ambiental dos Coldplay conseguiu alcançar uma redução de 47% nas emissões diretas de dióxido de carbono por show em comparação com a tour anterior de 2016-2017.

Concertos sustentáveis

Grande parte da energia que alimenta o palco vem de fontes renováveis, os combustíveis fósseis são evitados sempre que possível.

São instalados painéis solares fotovoltaicos na preparação de cada concerto, atrás do palco e no topo das torres. As baterias elétricas começam a carregar assim que o palco é montado. As baterias são fruto de uma parceria com a BMW, que disponibilizou baterias recicladas provenientes de BMW i3.

São instalados pisos cinéticos em locais ao redor dos estádios onde os concertos decorrem, para que os fãs ao dançar possam converter o movimento em energia e, literalmente, ajudar a alimentar o concerto.

Também são instaladas bicicletas elétricas que geram de eletricidade e dessa forma os fãs podem carregar ativamente as baterias elétricas do concerto.

As famosas pulseiras de LED reutilizáveis e utilizadas pelo publico são feitas de materiais 100% compostáveis ​​à base de plantas. A recolha das pulseiras no final de cada concerto permitiu reduzir em 80% a necessidade de produção de novas. Após cada concerto são esterilizadas e recarregadas. A taxa média de devolução das pulseiras é de 86%.

A gestão de resíduos também foi uma prioridade da banda, minimizando a produção de lixo e promovendo a reciclagem.

Em paralelo, causaram um impacto positivo nas comunidades locais ao doar 3.770 refeições e 73 kg de produtos de higiene pessoal, que foram doados aos sem abrigo. Este gesto mostra o compromisso dos Coldplay, não apenas com o meio ambiente, mas também com a responsabilidade social.

A jornada de sustentabilidade dos Coldplay

Um marco importante é a plantação de 5 milhões de árvores. Essas árvores serão cultivadas através da iniciativa One Tree Planted, uma instituição de caridade dedicada ao reflorestamento do mundo.

Além disso, a banda contribuiu ativamente para a restauração de 5.000 hectares de terra em 17 países por meio de 21 projetos de plantação de árvores. Estas iniciativas servem como prova do compromisso dos Coldplay em promover o rejuvenescimento ecológico.

Mas os Coldplay colaboraram com outras instituições como por a “The Ocean Cleanup“, uma organização de engenharia ambiental sem fins lucrativos com sede na Holanda que desenvolve tecnologia para extrair a poluição de plástico dos oceanos e capturá-la nos rios antes que chegue ao oceano.

A colaboração com esta organização permitiu a implantação de um revolucionário “River Interceptor” movido a energia solar no rio Klang, na Malásia, que permitiu a recolha de 58 toneladas de resíduos e 13 toneladas de plásticos destinados ao oceano.

Fazer a diferença

Os objetivos alcançados pelos Coldplay com redução das emissões de carbono, plantação de árvores, gestão de resíduos, utilização de energia renovável e contribuições de caridade estabelecem um novo padrão para concertos ambientalmente conscientes.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top