A Comissão Europeia reconheceu a importância da mobilidade ativa no combate às alterações climáticas. A 14 de dezembro de 2021, foi apresentado o pacote “Efficient and Green Mobility” da UE, com propostas de nova legislação para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), de forma a priorizar as deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos.
Um bom exemplo de como as ciclovias podem ser úteis e ao mesmo tempo divertidas, chega-nos de Barcelona com o projeto Bicibus.
O que é o Bicibus?
O Bicibus permite que centenas de crianças viajem de bicicleta em segurança para a escola num “comboio”, ocupando ruas inteiras. O projeto liderado pelos cidadãos, apoiado pela Câmara Municipal de Barcelona, começou em março de 2021 com uma rota no bairro de Sarria.
Tem agora 15 rotas e inspirou esquemas semelhantes na cidade escocesa de Glasgow e em Portland, nos Estados Unidos.
Bicibus: Como Funciona?
Tendo como exemplo a rota do “Eixample” começa às 8h30 e percorre 2,5 quilómetros em 25 minutos e entrega crianças em três escolas ao longo do caminho, de segunda a sexta-feira. Nem todas as rotas operam diariamente.
A segurança rodoviária é garantida pela escolta de um carro da polícia de Barcelona e por 80 pais voluntários na cidade, que se juntam ao comboio.
Os organizadores estimam que mais de 700 pessoas aderiram às diferentes rotas durante o ano letivo de 2020-21, o que se traduz em cerca de 15.000 deslocações para diferentes escolas de Barcelona ao longo desse período.
A evolução
Atualmente existem cerca de 15 rotas de bicibus na cidade, operando dois ou três dias por semana. Como a maioria das crianças tem atividades extracurriculares e nem todas terminam ao mesmo tempo, não há BiciBus para o regresso.
A rota de Sant Antoni é especialmente popular porque a maioria das crianças tem atravessar uma rua de seis pistas e duas ruas de quatro pistas para chegar à escola.
O efeito nas crianças
Os professores afirmam que as crianças chegam mais revigoradas e alertas quando usam o bicibus.
“Prevemos que as crianças que participam no ‘bicibus’ terão maior probabilidade de andar de bicicleta, terão melhores hábitos de ciclismo, hábitos de transporte mais sustentáveis, e pensamos que também mudarão os padrões de viagem das suas famílias”, afirma Honey-Roses do planeamento urbano e investigador do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autónoma de Barcelona.
Outras cidades com bicibus
A Espanha não é o único país europeu onde as crianças vão de bicicleta juntas para a escola.
A Holanda não só tem a infra-estrutura para apoiar comboios de bicicletas, mas também veículos singulares movidos por crianças que andam de bicicleta.
A cidade de Rouen, no norte da França, também lançou um bus escolar movido a pedais em 2016.