Fotografia de grupo na gravação do Podcast Descarbonizável, O talento feminino nas estratégias de ESG
Descarbonizável

Publicado a:
06/03/2023

Escrita:
Vanessa Trindade

Podcast Descarbonizável – O talento feminino nas estratégias de ESG

No segundo episódio do Podcast Descarbonizável estivemos à conversa com três mulheres cheias de energia: Rita Rendeiro, Alice Khouri e Filipa Pantaleão. Juntas criaram o movimento cívico Women in ESG.

No segundo episódio do Podcast Descarbonizável estivemos à conversa com três mulheres cheias de energia: Rita Rendeiro, Alice Khouri e Filipa Pantaleão.

Juntas criaram o movimento cívico Women in ESG que reafirma que a sustentabilidade só é real quando inclui efetivamente as suas três dimensões: Environmental, Social e Governance.

O talento feminino nas estratégias de ESG

Oiça o segundo episódio do Podcast Descarbonizável – O talento feminino nas estratégias de ESG.

Durante esta conversa, moderada por Isabel Martins da Revista Sustentável, ficou claro que embora haja mais mulheres licenciadas e capacitadas academicamente para cargos de liderança, esse acesso ainda não lhes é naturalmente atribuído.

Também ficou espelhado, nesta conversa, que as características inatas das mulheres como a empatia, resiliência e flexibilidade são essenciais para contribuir para empresas mais justas, mais capazes, mais ágeis e por consequência, mais produtivas.

O que é o Women in ESG?

O Women in ESG é um movimento cívico que pretende aproximar as empresas das diretivas europeias para o equilíbrio de género no meio corporativo, juntando o conhecimento de várias mulheres que já fazem parte desta transformação e que são o testemunho real desta mudança, mostrando que são igualmente inovadoras e produtivas.

As fundadoras perceberam, através das suas experiências e olhando para os indicadores disponíveis, de que há ainda um grande caminho por percorrer.

Este movimento cívico pretende educar e capacitar cada vez mais mulheres, através do networking, de conferências e de bibliografia para os padrões ambientais, sociais e de governança corporativa que elevam o nível de compromisso das empresas com a real sustentabilidade.

Quem é Rita Rendeiro?

Rita Rendeiro é analista certificada ESG pela European Federation of Financial Analysts Societies e atualmente é Operating Partners do fundo Maingreen Capital Partners e presidente e fundadora da Associação Direito Mental.

Formou-se em formada em direito pela Universidade Nova de Lisboa e conta com um LLM pela Universidade Católica Portuguesa. Possui formação executiva em Sustainable Finance pelo Cambridge Institute for Sustainability Leadership (Universidade de Cambridge).

Quem é Filipa Pantaleão?

Filipa Pantaleão é engenheira do Ambiente e trabalha atualmente numa empresa de resíduos urbanos, a EGF, do grupo Mota-Engil.

Licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Quem é Alice Khouri?

Alice Khouri é advogada e professora nas áreas de Energia, Regulação e Sustentabilidade e trabalha no escritório brasileiro Rolim Advogados, em parceria com a Ferreira Pinto em Portugal.

Alice é mestre em Direito Público e Doutoranda em ciências jurídico económicas na Universidade de Lisboa, onde é Investigadora no Centro de Investigação em Direito Público.

O que é o podcast descarbonizável?

É uma iniciativa da revista Sustentável, a que a Helexia se associa para ajudar na promoção da descarbonização e partilhar bons exemplos de empresas que já estão a percorrer ou a iniciar este caminho.

De que forma o estão a fazer? Quais os resultados que estão a obter ? Quais as dificuldades e desafios? 

O podcast Descarbonizável, cujo nome surge da junção da palavra “descarbonização” com “sustentável”,  vai abordar todas estas questões e outros temas relacionados, em conversas de 25 a 30 minutos moderados por Isabel Martins, diretora da revista Sustentável.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top