Notícias

Publicado a:
18/10/2021

Escrita:
Ricardo Atayde

Entrevista a Giovanna Licata – Country Director da Helexia Italia

Flag: United Kingdom on Google Android 12.0 English Version click here.

 

1. Como tem sido a tua carreira profissional?

A minha carreira profissional tem sido uma jornada incrível. Comecei como advogada num grande escritório de advocacia em Roma, depois em França, onde conheci a Helexia, decidi correr riscos e trocar o direito por uma experiência corporativa. Ajudou-me nessa decisão o fato da Helexia promover a transição energética e a descarbonização e dessa forma contribuir para melhores empresas e um melhor planeta.

Nunca me senti tão empreendedora como na Helexia. Iniciei no departamento jurídico, mas rapidamente transitei para o desenvolvimento comercial. Passado uns anos tive um convite muito aliciante, ser a Country Director da Helexia em Itália. É uma jornada incrível de coragem, compromisso e confiança.

 

2. Quais são os teus principais desafios como Country Director da Helexia Itália?

O principal desafio é sermos o impulsionador da transição energética em Itália e em paralelo sermos uma referência para que as empresas percebam que podem tornar o seu negócio mais sustentável, não só a nível energético, mas também económico e financeiro. Este equilíbrio é muito importante e faz parte do ADN da Helexia, juntar economia e ecologia para que tanto as empresas como o planeta possam beneficiar dum caminho que utiliza energia verde e evita o desperdício energético.

 

3. As empresas italianas estão sensíveis à transição energética e à descarbonização? quais são os desafios?

Sim, hoje há certamente muito mais consciência entre as empresas italianas sobre questões de transição energética e a importância da descarbonização. No entanto, as empresas precisam contar com ESCOs (Energy Service Company) qualificadas, experientes e com know-how para garantir que essas questões não permaneçam apenas propaganda retórica, mas se tornem em processos reais de mudança verde.

Essa é igualmente uma das vantagens que a Helexia traz, ao realizar projetos chave na mão que incluem desde o desenvolvimento a operação e manutenção, fornecendo todos os recursos técnicos, legais, de construção e inclusive financiamento.

 

4. Na tua opinião as empresas italianas estão cientes das vantagens da eficiência energética e da gestão de energia?

De forma generalizada todos devemos entender que a transição energética não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade. O verdadeiro desafio é transformar essa necessidade em uma oportunidade real de mudança para um sistema mais sustentável. É natural que as empresas que conseguirem adaptar-se a essa evolução, sejam mais valorizadas por clientes, parceiros e stakeholders. A eficiência energética e a gestão de energia são imperativas para tornar possível a transição energética e igualmente tornar as empresas mais competitivas e sustentáveis.

 

5. Como estabeleces um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal?

Sou daquelas pessoas privilegiadas pois sou apaixonada pelo meu trabalho e isso cria uma mistura inevitável, mas natural entre vida pessoal e profissional. No entanto, há momentos em que sinto a necessidade de recarregar energias ou simplesmente reservar algum tempo para mim e para amigos e família, mas felizmente, é um equilíbrio que ocorre naturalmente.

 

7. Que atividades ou hobbies gostas de praticar?

Gosto muito de estar entre amigos, passar tempo de qualidade, principalmente à volta da mesa: sou “um excelente garfo” e também gosto muito de cozinhar.

Quando o tempo livre dura mais de dois dias, adoro uma boa viagem. O mais importante não é o destino, mas a curiosidade e a vontade de conhecer novas pessoas, lugares e culturas.

 

8. Que conselho gostavas de deixar para quem está a iniciar uma carreira na Helexia?

Coloque a sua energia ao serviço dos outros, sempre com muito entusiasmo, bom humor e paixão pelo que faz. A combinação desses elementos gera uma energia enorme.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top