Notícias

Publicado a:
26/06/2020

Escrita:
Catarina Padrão

Primus Vitória reforça a sua aposta na sustentabilidade


A produção local de energia limpa e renovável levou a uma diminuição das emissões de CO2 em 316 toneladas anualmente – o equivalente a plantar 8100 árvores por ano.

A Primus Vitória cerâmicas tem vindo a adoptar as mais modernas tecnologias para a diminuição da sua pegada ecológica e diminuição da sua fatura de energia. Uma das medidas tomadas foi a instalação de uma central solar fotovoltaica na cobertura da sua fábrica em parceria com a multinacional HELEXIA – de serviços energéticos – que financiou este projeto. A principal vantagem nesta parceria e do investimento da Helexia “é de facto podermos centralizar a alocação dos nossos recursos para o negócio. Só desta forma conseguimos antecipar ganhos ao mesmo tempo que nos tornamos mais amigos do ambiente” mencionou Paulo Almeida, Assessor Conselho de Administração da Primus Vitória.

A oportunidade de rentabilizar todo o espaço do edifício levou a que a central fosse instalada na cobertura da fábrica trazendo a vantagem “de produzir energia onde ela será consumida e sem utilizar áreas ou espaços que poderiam ter outra utilização (agricola, industrial, económica, etc…). É um espaço que para a Primus Vitória não tem outra forma de rentabilização, logo, a utilização para a produção de energia renovável, é uma situação win-win aliando as vantagens Económicas e Ecológicas” destacou Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal e Brasil.

Através da instalação de 1628 painéis solares fotovoltaicos, esta central tem capacidade para produzir anualmente 679MWh de energia. De toda a energia produzida pela central, cerca de 89% é autoconsumida e o restante é injetado na rede. Paulo Almeida refere que este projeto trouxe um “contributo determinante para a melhoria do ambiente”, evitando a emissão de 306 toneladas por ano, o equivalente ao consumo de energia por 136 agregados familiares.

Gosta de ler o dscarb?

Se gosta de ler o dscarb e não quer perder as últimas notícias, subscreva o nosso canal no LinkedIn.

To top