A Helexia acaba de apresentar um case study sobre a descarbonização do setor da metalomecânica. O setor da metalúrgico em Portugal é composto por mais de 23 000 empresas, 246 000 trabalhadores e um volume de faturação perto de 35 000 milhões de euros, dos quais mais de 23 000 milhões são referentes à exportação.
Descarregue o case study aqui.
Com um forte consumo energético, e com um perfil fortemente exportador, a descarbonização é uma oportunidade para as empresas deste setor se tornarem mais competitivas nos mercados onde operam.
Como a Helexia está a apoiar o setor da metalomecânica?
A Helexia já está a apoiar a descarbonização do setor, apoiando 5 grandes empresas: a Joper, a Tridec, a Tupai, a Invepe e a Autofer.
Atualmente, a Helexia Portugal tem 5 projetos em operação com 1.8 MWp de potência instalada, que já produziram 5 GWh de energia limpa, evitaram a emissão de 2300 ton de CO2 e trouxeram poupanças aos clientes, superiores a 160 000 €. A Helexia continua a apostar neste setor e tem em pipeline mais projetos de autoconsumo solar.
Competitividade pela descarbonização
Porque grande parte das empresas neste setor, tem um perfil exportador importante, e um consumo energético elevado, o estudo conclui que produzir a própria energia para autoconsumo e implementar medidas de eficiência energética, vai impactar e diminuir uma grande fatia dos custos, tornando-as mais competitivas.